Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 9

[b:203xzauo]Capítulo 1[/b:203xzauo]
O ser humano no meio ambiente

A primeira e precípua tarefa de um profissional que decidiu dedicar-se ao estudo e à prática de uma verdadeira ciência terapêutica é, acima de tudo, restabelecer a saúde de um indivíduo doente. Por conseguinte, esse profissional deverá, antes de mais nada, colocar-se as seguintes perguntas:

. O que é um ser humano?
. Como é construído o ser humano?
. Como funciona o ser humano no contexto de seu universo?
. Quais são as leis e princípios que governam a função do ser humano tanto na saúde quanto na doença?

É somente através do entendimento das respostas a essas questões que o praticante pode obter a cura no indivíduo, fazendo, desse modo, que o paciente restabeleça a harmonia consigo mesmo e com o universo que o circunda. Além do mais, é necessário compreender suas respostas, a fim de poder reconhecer e apreciar uma verdadeira cura quando ela se manifesta no paciente.
Para começar, devemos reconhecer que o organismo humano não é uma entidade isolada, auto-suficiente. Cada indivíduo nasce, vive e morre de modo inseparável dos grandes contextos das influências físicas, sociais, políticas e espirituais. As leis que regem o universo físico não são separadas das leis que regem as funções dos organismos vivos. Dessa forma, devemos começar por compreender claramente o conjunto no qual o ser humano é encontrado, como é influenciado por ele, e por outro lado, como ele afeta esse conjunto.
Como tudo o mais, o organismo humano originalmente foi designado para funcionar harmoniosa e compativelmente com o meio ambiente. A intenção desse desígnio era obviamente estabelecer um equilíbrio dinâmico no qual ambos, tanto o indivíduo quanto o meio ambiente, fossem mutuamente beneficiados. Qualquer desequilíbrio leva