Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 98

crescente incidência de doenças do coração, distúrbios neurológicos, câncer, psicoses e violência na sociedade; é também pela mesma razão que se verifica um surto de epidemias microbianas, como a doença do legionário e outras, insensíveis a todos os antibióticos conhecidos. Isso não é apenas um caso de mutação bacteriana, mas a conseqüência do enfraquecimento progressivo do mecanismo de defesa das pessoas devido a terapias impróprias.
O princípio de ressonância dá ao organismo sensibilidade à influência basicamente em um único nível e em um determinado momento. Na figura 7, vemos um diagrama simplificado do espectro das freqüências ressonantes. Cada nível representa, por exemplo, sensibilidade num determinado âmbito das doenças. Se uma pessoa for tratada no nível B, de gonorréia, receberá antibióticos e sua freqüência ressonante muda; com o tempo’, ela se tornará sensível à doença, digamos, no nível C. Enquanto experimenta sintomas de alguma doença nesse nível, ela não terá gonorréia, mesmo que possa estar exposta a ela. Isso também é verdadeiro para pessoas que sofrem de doenças crônicas há longo tempo. Se, no entanto, essa pessoa fosse tratada homeopaticamente, o grau de vibração voltaria a diminuir na escala e o paciente poderia tornar-se sensível à gonorréia mais uma vez. O observador superficial pode interpretar essa sensibilidade renovada à gonorréia como um sinal de deterioração da saúde, quando, na realidade, ela representa um progresso!
Dessa forma, uma pessoa pode ser "imune" à doença no nível B por duas razões: ou ela está muito doente, com um grau de vibração correspondente aos níveis mais profundos de ressonância, ou ela está muito saudável, com um grau de vibração exatamente na parte mais baixa do diagrama.
Esse princípio de sensibilidade também explica um fenômeno freqüentemente observado pelos médicos cuidadosos. Os esquizofrênicos raramente têm enfermidades agudas, mesmo quando