Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 95

ao efeito do estímulo. A mudança do plano dinâmico, naturalmente, é instantânea, mas pode passar por várias durações de tempo antes que o mecanismo de defesa gere sintomas que se expressem no nível físico, emocional ou mental. Dependendo das circunstâncias, esse período latente pode ser de horas, dias, semanas ou até de meses. Numa doença aguda, o período latente é conhecido como "período de incubação", pode durar de horas ou dias, no caso de gripes e infecções bacteriológicas, a várias semanas, no caso de gonorréia, ou até três meses, no caso da raiva e da hepatite infecciosa.
Menos conhecida é a ocorrência de um período latente numa doença crônica. Uma pessoa pode suportar um estresse emocional e desenvolver uma asma, seis meses depois, ou um câncer, depois de um período ainda mais longo.
A mudança instantânea inicial no nível de vibração também altera a sensibilidade da pessoa a outras influências nocivas do mesmo tipo. Por exemplo, se uma pessoa é exposta a um vírus, seu grau de vibração altera-se imediatamente e ela se torna imune à invasão de outros vírus do mesmo tipo e virulência; os sintomas podem não surgir até que o último período latente tenha passado, mas o organismo está "imune" a outros vírus semelhantes duran te o período de latência. Esse fenômeno ocorre porque a freqüência ressonante foi mudada pelo estímulo inicial, entregando à 8uscetibilidade do organismo apenas novas influências morbíficas na nova freqüência de ressonância.
Essa mudança de sensibilidade pode ocorrer, naturalmente, não apenas pela exposição aos vírus e bactérias, mas também através de choques emocionais, mudanças da temperatura ambiental ou pela umidade e, especialmente, pelo tratamento com drogas alopáticas.
A melhor forma de ilustrar esse princípio é apresentar um exemplo muitb comum na prática de qualquer médico. Consideremos um paciente que contraiu uma infecção estafilocócica pulmonar. No