Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 94

força. É um processo altamente com¬plexo, fluido, flexível e energético, respondendo e afetando simultaneamente o ambiente circundante. Apesar dessa complexidade, no .entanto, existem leis e princípios que governam tanto as influências morbíficas quanto as terapêuticas desse sistema – leis e princípios são fundados nos conceitos de ressonância, harmonia, reforço e interferência. Todo o organismo, e qualquer um de seus componentes, podem ser fortalecidos ou enfraquecidos,.dependendo do grau de harmonia, ressonância e força da influência morbífica ou terapêutica a ele aplicada. Por isso é tão importante para qualquer profissional de "medicina da energia" compreender com clareza as leis e princípios fundamentais envolvidos nessas influências.

[b:n1l26o86]O mecanismo de defesa[/b:n1l26o86]

Quando o organismo é exposto a um estímulo, seja ele morbífico ou benéfico, a primeira coisa que se verifica é uma alteração do grau de vibração no plano dinâmico. Dentre os muitos estímulos rotineiros aos quais todos nós estamos expostos constantemente, o plano dinâmico é o mais capaz de responder e se ajustar sem nenhum efeito notável nos níveis mental, emocional ou físico.
Se, no entanto, a força do estímulo for mais forte do que a força vital, o mecanismo de defesa é chamado a agir para contrapor-se ao estímulo. Caso contrário, qualquer estímulo poderoso alteraria o estado de todo o organismo, sem defesa, e a morte se daria rapidamente. Há um certo limiar em qualquer indivíduo abaixo do qual o plano dinâmico opera os estímulos sem mudanças visíveis e acima do qual o mecanismo de defesa gera processos que são percebidos pelo indivíduo como sintomas em um ou mais níveis.
Antes que os verdadeiros sintomas se desenvolvam, há um período latente, durante o qual o mecanismo de defesa começa a se ajustar