Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 92

força das ondas criada na água ao se atirar um seixo num tanque e ao se atirar uma. pedra grande num tanque. A pedra transmite maior força à água e a amplitude da onda é, proporcionalmente, maior. Da mesma forma, se compararmos duas ondas eletromagnéticas de mesma freqüência, a que tem maior amplitude contém e transmite mais força.
Inversamente, de duas ondas eletromagnéticas com igual amplitude, a que tem maior freqüência contém e transmite maior força. Por essa razão, as microondas são mais poderosas do que as ondas de rádio de baixa freqüência de mesma amplitude. Por conseguinte, quando se baixa a freqüência de uma onda (sem mudar-lhe a amplitude), seu nível de energia diminui; se se aumentar a freqüência, mais energia será acumulada na onda.
Cada substância tem uma freqüência característica, ou alcance de freqüência, pela qual ela vibra mais facilmente. Uma substância homogênea como o cristal, ou um diapasão de metal, vibrará fortemente em apenas uma frequência, que é chamada a sua "freqüência de ressonância", e menos fortemente em suas freqüências harmônicas. Se vibrarmos um diapasão em dó médio na sala com outro diapasão em dó médio, o segundo começará a vibrar em ressonância com o primeiro. Se tocarmos um diapasão em dó alto numa sala com um diapasão em dó médio, o segundo vibrará a uma amplitude reduzida, mas ainda assim vibrará. Vemos, então, que as vibrações podem ter efeito a certa distância e até mesmo em níveis diferentes de vibração, mas o efeito será harmonioso somente através do princípio da ressonância (ver figura 6).
Se uma substância é não homogênea, como uma rocha ou um órgão do corpo humano, então cada um de seus componentes tenderá a vibrar em sua própria freqüência de ressonância, mas a atividade resultante do todo não será prontamente reconhecível aos nossos sentidos. Isso não quer dizer que as vibrações de fora não estejam