Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 91

propagando, dessa maneira, a força do som à distância. As ondas eletromagnéticas transmitem força, também, mas essas podem ser transmitidas mesmo no vácuo e através de grandes distâncias.
A velocidade da propagação de tais ondas se caracteriza pelo tipo de substância em que se propagam. As ondas sonoras, ao nível do mar, propagam-se a uma velocidade constante, à velocidade do som. As ondas eletromagnéticas propagam-se à velocidade da luz.
Existem três parâmetros básicos que definem uma forma de onda: a freqüência (comumente medida em ciclos por segundo), o comprimento de onda (medido em centímetros ou metros) e a amplitude (medida em unidades de força).
A "freqüência" da vibração é descrita como o número de ondas, ou "ciclos" ,por unidade de tempo. Dessa maneira, podemos perceber o grau de vibração de um ciclo/segundo, ou 1 milhão de ciclos/segundo. Como a velocidade da propagação é constante, qualquer freqüência possui um "comprimento de onda" correspondente, que é o comprimento real de cada onda em particular. Quando os físicos ou técnicos eletrônicos falam de ondas propagadas, usam indiferentemente os termos "freqüência" e "comprimento" .
O conceito de freqüências diferentes, ou graus de vibração, é compreensível para qualquer pessoa que tenha conhecimento de música. Cada nota tem um diapasão que é a sua freqüência; quando a freqüência muda, muda o diapasão. Os graus de vibração oscilam do muito baixo (como o que é visto numa ponte ressoando para o alto e para baixo durante um terremoto) ao muito alto (como na luz, raios X, microondas, etc.). O ouvido humano detecta um certo alcance de freqüências e o olho, um alcance diferente.
A altura de uma onda é chamada "amplitude". Amplitude é uma medida de força real contida numa onda. Quanto mais alta a amplitude, maior a força; quanto menor a amplitude, menos força existe na onda. Isso pode ser percebido facilmente pela diferença da