Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 85

d) Ela domina e controla o corpo que ocupa… Por sua causa são mantidas em ordem todas as funções, a per¬petuação das formas e as proporções de cada animal, plan¬ta e mineral. Toda operação possível é devida à substância simples, e através dela o próprio universo é mantido em ordem. Ela não somente opera cada substância material, como é a causa da cooperação entre todas as coisas…

e) A substância simples pode existir como simples, composta ou complexa… Ao considerar a substância simples, não podemos pensar em tempo, lugar ou espaço, pois não estamos no reino da matemática nem nas restritas medidas do mundo ao espaço e do tempo; estamos no reino da substância simples. E apenas finito pensar no espaço e no tempo. A quantidade não pode ser pressuposto da substância simples, somente a qualidade em graus de excelência e fineza.

f) A substância simples também sofre adaptação… É indiscutível que o indivíduo sofre uma adaptação ao seu ambiente… O corpo morto não pode fazê-Io. Quando raciocinamos de dentro para fora vemos que a substância simples se adapta às suas circunstâncias… e, por conseguinte, o corpo humano é mantido num estado de ordem, no frio ou no calor, na chuva e na umidade e sob todas as circunstâncias.

g) Também vemos que essa substância vital, quando em estado natural, é construtiva; ela mantém o corpo continuamente construído e reconstruído. Mas quando ocorre o oposto, quando a força vital ,por uni motivo qualquer se retira do corpo, vemos que as forças que estão no corpo, ao se soltarem, tornam-se destrutivas."

Essas palavras de um médico americano, expressas vinte anos antes da divulgação das teorias d,e campo de Einstein, são verdadeiras, além de ser uma espantosa façanha de dedução e percepção.