Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 84

vital, pois a pesquisa é ainda muito preliminar e sem sofisticação para os propósitos médicos. Entretanto, essas observações apontam para uma direção que pode ser análoga às mudanças que ocorreram na física no começo deste século; se o progresso dessa pesquisa continuar, como promete, é possível que vejamos o nascimento de uma nova era na medicina: uma era da medicina da energia.
Vamos concluir este capítulo retornando às argutas observações de um médico homeopata do século XIX, J. T. Kent. O dr. Kent descreve detalhadamente as qualidades da força vital, que ele denomina "substâncias simples". Seus inteligentes insights são passíveis de ser confirmados e reconfirmados pela pesquisa daqui a muitas décadas.

a) A substância simples é dotada de inteligência formativa, isto é, opera de maneira inteligente e forma a economia de todos os reinos, animal, vegetal e mineral… A substância simples dá a todas as coisas seu próprio tipo de vida, dá-lhe a distinção e a identidade, pela qual ela se diferencia de todas as outras coisas. O cristal de rocha possui sua própria associação, sua própria identidade; ele é dotado de uma substância simples que estabelecerá sua identidade diferentemente de tudo no reino animal e de tudo rio reino vegetal. Isso é devido à inteligência formativa da substância simples… As plantas crescem em formas fixas. O mesmo se dá com o homem do início ao fim; há um afluxo contínuo para o homem, que vem da sua causa. Daí, o homem e todas as formas estão sujeitos às leis do afluxo…

b) Essa substância está sujeita a mudanças; em outras palavras, pode estar fluindo em ordem ou em desordem, pode ser doente ou normal…

c) Ela permeia toda a substância material sem perturbá-Ia ou substituí-Ia…