Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 61

importantes que regem a direção previsível dos sintomas para regiões cada vez mais profundas do corpo à medida que a saúde degenera.

Sumário do capítulo 3

1. O organismo humano trabalha sempre como uma totalidade, seja representando suas funções normais, seja defendendo-se dos estímulos morbíficos.
2. Os sinais e sintomas de um estímulo morbífico podem ser percebidos em um ou mais dentre os três níveis da existência.
3. O organismo conserva sempre a importância hierárquica desses três níveis e dentro de cada nível. Isso pode ser representado por um diagrama tridimensional de cones.
4. O mecanismo de defesa cria a melhor defesa possível num dado momento, tentando sempre limitar os sintomas aos níveis mais periféricos.
5. Três fatores afetam as mudanças no centro de gravidade da perturbação: resistência ou fraqueza hereditárias do mecanismo de defesa, intensidade dos estímulos morbíficos e grau de interferência dos tratamentos supressivos.
6. O centro de gravidade da perturbação pode mudar para uma das duas direções seguintes: para cima ou para baixo no interior de um único plano ou de um plano para outro.
7. Existem caminhos previsíveis com "etapas" intermediárias de defesa, ao longo das quais os sintomas progridem enquanto a saúde geral se deteriora. Esses podem ser afetados, em parte, por afinidades que se originam nas conhecidas camadas embriológicas do desenvolvimento.