Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 6

uma sociedade científica que experimentava os maiores avanços tecnológicos já testemunhados na história; no entanto, ironicamente isso acontecia sem que qualquer lei ou princípio justificasse seus métodos. Toda ciência é um sistema baseado em leis e princípios verificados por contínuos dados experimentais e empíricos. A medicina ortodoxa autodenomina-se "ciência", mas merecerá realmente esse nome? Onde estão suas leis e princípios, que são o fundamento de qualquer ciência?
Consideremos por um instante como deve ser o sistema terapêutico ideal. Naturalmente, ele deve ser efetivo com um mínimo ou, idealmente, sem nenhum risco para o paciente. Sua eficácia deve ser baseada não apenas no alívio ou na ausência de sintomas, mas no fortalecimento do corpo e no bem-estar do indivíduo – permitindo-lhe um prolongamento da vida. Não deveria, naturalmente, ser proibitivamente caro, podendo ser prontamente acessível e compreensível a toda a população.
O mais importante, contudo, é que o sistema terapêutico ideal deve ter uma concepção clara das seguintes questões:

O que é, exatamente e em sentido mais completo, o ser humano?
O que significa verdadeiramente ser saudável?
O que é precisamente um estado de doença?

A menos que essas questões sejam completamente en tendidas, qualquer terapia será incapaz de produzir resul¬tados sólidos, confiáveis e verificáveis ou até de reconhecer o progresso real, se este ocorrer.
Este livro está dividido em quatro partes. Na primeira, partimos, desde os primeiros capítulos, da compreensão dos três conceitos básicos, desenvolvidos sob o prisma da ciência da homeopatia, mas que se aplicam igualmente a todas as demais disciplinas curativas: o homem,