Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 60

Endoderma

Epitélio do trato gastrintestinal, exceto suas partes terminais e o parênquima das glândulas dele derivadas (fígado, pâncreas, tireóide, paratireóide e timo).
O epitélio de revestimento da trompa de Eustáquio e da cavidade do ouvido médio, inclusive a camada interior do tímpano e o revestimento das células da apófise aérea mastóide.
O revestimento do epitélio da laringe, traquéia, brônquios e alvéolos.
Epitélio da bexiga, da maior parte da uretra feminina e parte da uretra masculina, mais as glândulas delas derivadas (por exemplo, a próstata), e a parte inferior da vagina.

Mesoderma

Derivados epiteliais:
Revestimento visceral e parietal das cavidades peritoneal, pleural e pericardial.
Córtex das supra-renais.
Derivados mesenquimais:
Tecido conjuntivo, cartilagem e osso, inclusive a den tina. Musculatura visceral e do miocárdio, inclusive vasos sanguíneos. O endocárdio e endotélio dos vasos sanguíneos.
Glândulas linfáticas, vasos linfáticos e baço.
Células sanguíneas.
Invólucros do tecido conjuntivo dos músculos, tendões e terminações nervosas e membranas sinoviais das juntas e das cavidades bursais.

Por essa classificação, fica claro que os diferentes órgãos e sistemas têm uma afinidade específica em relação um ao outro, devido a sua origem comum em uma das três camadas primordiais do tecido. Finalmente, pode-se descobrir que essas afinidades são fatores