Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 59

começa a vida como uma célula única. Essa célula gradualmente se desenvolve de forma ordenada em uma enorme quantidade de outras células através da divisão progressiva da célula inicial. À medida que esse processo avança, verifica-se o aparecimento de três diferentes camadas de célula, que se transformam nas estruturas primordiais, das quais se origina o resto do organismo. Esses três níveis são chamados de: ectoderma, mesoderma e endoderma. De cada uma dessas camadas, desenvolvem-se órgãos e sistemas específicos, como é mostrado a seguir.

Ectoderma

A pele e seus complementos. (Especificamente: o epi¬télio da pele, pêlo, unhas, células epiteliais do suor, glândulas sebáceas e glândulas mamárias.)
Epitélio do começo e do fim do sistema gastrintestinal. (Especificamente: epitélio e glândulas dos lábios, faces, gengivas, parte do fundo da boca e do palato, membranas mucos as das fossas nasais e dos seios paranasais, bem como epitélio da parte inferior do canal anal e as partes terminais dos sistemas genital e urinário.)
Tecidos do sistema nervoso. (Especificamente: todo o sistema nervoso central, inclusive a retina; o sistema nervoso periférico, inclusive as células e fibras nervosas simpáticas; a medula das glândulas supra-renais e as células do invólucro neurilemal; o epitélio sensório dos órgãos olfativo e auditivo.)
A parte anterior da pituitária.
O cristalino, a camada anterior do epitélio da córnea, os músculos da íris e a camada externa do tímpano.