Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 55

Esses três fatores afetam tanto o melhor nível possível de defesa do organismo, em dado momento, quanto a direção da mudança do centro de gravidade, quando a saúde da pessoa é alterada. Se esses fatores se combinarem desse modo, produzindo a deterioração da saúde, existem duas direções possíveis para as quais o centro de gravidade pode se mover:

1. Ele pode mudar, de forma linear, dentro da hierarquia de um mesmo nível, com mínimas mudanças correspondentes nos outros níveis. Se, por exemplo, os sintomas se moverem de um nível do plano físico para um nível mais elevado do mesmo plano, pode-se dizer que o mecanismo de defesa nos planos mental e emocional foi suficientemente saudável para restringir o efeito do estímulo morbífico em nível físico.
2. Os sintomas podem saltar de um invólucro periférico para um mais central. Isso pode ocorrer se o mecanismo de defesa for fraco, se ocorrer um grave choque ou se for empregada uma poderosa terapia supressora. Em geral, a progressão para regiões mais centrais apresenta um prognóstico pior do que a progressão linear dentro de uma única hierarquia.

Para ilustrar esses fatores e a interação de correspondências e hierarquias, consideremos três pacientes que sofrem de eczema:

1. Uma mulher que sofria de eczema havia muitos anos passa a utilizar, sob receita médica, um ungüento à base de cortisona, que ela aplica religiosamente durante três anos. O eczema é controlado enquanto o ungüento é aplicado, mas a paciente nota um aumento gradual do mau humor e da irritabilidade e um desejo de limitar seus contatos sociais apenas a alguns poucos amigos. O centro de