Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 44

com depressão, então, o paciente com artrite reumatóide está mais seriamente doente do que o paciente deprimido, mesmo que o centro da gravidade esteja num nível hierárquico inferior.
Tendo em mente a idéia da criatividade, pode-se, em qualquer momento, inferir o grau de saúde ou de doença de um indivíduo.

Sumário do capítulo 2

Sumário da parte sobre o plano mental

1. O nível mental do ser humano é o mais crucial para a existência do indivíduo e mantém em si mesmo uma hierarquia muito útil para a avaliação do progresso do paciente.
2. Uma mente saudável deve se caracterizar, em suas funções, pelas qualidades seguintes: clareza, coerência e criatividade. À medida que qualquer uma ou todas essas qualidades estiverem reduzidas ou ausentes, a pessoa está enferma no nível correspondente.
3. Confusão, desunião e distração constituem as qualidades de uma mente completamente doente.
4. A prática do egoísmo e da cobiça são os fatores primários que perturbam a mente. A liberdade em relação ao egoísmo e à cobiça levará naturalmente a um estado mental saudável.

Sumário da parte sobre o plano emocional

1. Ao plano mental do ser humano segue-se imediatamente, por ordem de importância, o emocional. Esse plano está em situação crítica na medida em que umá pessoa alimenta sentimentos negativos, é dominada por eles e os expressa na forma de inveja, ciúme, angústia, fanatismo, tristeza. Se o indivíduo puder libertar-se de tais "paixões", poderá ser saudável nesse nível.