Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 349

Capítulo 20
Implicações sócio-econômicas e políticas da homeopatia

Não basta introduzir uma idéia no mundo e depois, passivamente, esperar sua aceitação pela sociedade. Novas idéias sempre desafiam as opiniões convencionais e as estruturas tradicionais. Por essa razão, elas são aceitas lentamente e com grande dificuldade. Entretanto, se uma idéia estiver baseada na verdade fundamental, será final¬mente aceita, apesar dos muitos obstáculos.
A homeopatia é uma terapia de profundo valor para o futuro de nossas sociedades. Não apenas pode efetiva¬mente curar as doenças crônicas, como, também, é um método para estimular o mecanismo de defesa e equilibrar a constituição dos pacientes. A homeopatia é capaz de acentuar o grau de produtividade, criatividade e sereni¬dade das pessoas, eliminando a suscetibilidade às influên¬cias perturbadoras. Este único fato tem surpreendentes im¬plicações para nossas sociedades. Se imaginarmos um tem¬po futuro, em que a homeopatia possa se tornar o principal método terapêutico e em que homeopatas altamente capa¬citados estejam disponíveis para todos na sociedade, per¬ceberemos claramehte a poderosa influência benéfica que poderá ter. Quando um número cada vez maior de pessoas forem tratadas com sucesso, haverá menos ineficiência no trabalho, menor tendência aos atos de violência social que hoje em dia afligem nossas sociedades, menor necessidade de drogas artificiais usadas com o propósito de experi¬mentar um momentâneo alívio do sofrimento, e uma maior tendência das pessoas a trabalharem juntas por valores comuns e uma maior sabedoria. Com a crescente aceita¬ção da terapia homeopática, os líderes do mundo terão acesso a um tratamento que reduzirá suas reações pessoais ao estresse, criando-se, por conseguinte, uma situação em que as nações possam evitar o conflito e criar uma manei¬ra de harmonizar suas relações.
Essa visão das implicações da homeopatia parece grandiosa, pois ninguém acredita realmente que uma sim¬ples terapia possa ter esses