Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 33

"irracionais". Expressões emocionais saudáveis são rebaixadas e criticadas, enquanto se dá ênfase educacional à conformidade, "normalidade", sucesso e competição com os demais. Geralmente, o que acontece é que os jovens canalizam todas as suas experiências emocionais para o sexo e para a gratificação imediata do prazer, que, em contrapartida, leva muitas vezes a experiências chamadas ilícitas ou degradantes.
O resultado final é que o jovem passa por experiências fortemente desconcertantes, que lhe enrijecem as emoções ou, às vezes, as embotam completamente. A necessidade da expressão emocional canaliza-se, então, para objetivos distorcidos. Dessa forma, testemunhamos o aparecimento do homem de negócios, astuto e competitivo, impiedoso para com os sentimentos alheios. Pessoas com experiência emocional inadequada casam-se despreparadas, uma situação que conduz ao elevado índice atual de divórcios. Os pais, que se defrontam com a inesperada e grande responsabilidade, de ter filhos, encaram-nos como objetos ou projeções de seus próprios objetivos frustrados na vida. Do conjunto desses fatores, resulta uma sociedade composta por pessoas que têm consciência de seus sentimentos e são incapazes de lidar com eles de forma madura, quando se manifestam. Do ponto de vista emocional, podemos dizer que temos hoje uma sociedade de pessoas que morrem aos vinte e cinco anos, embora vivam até os setenta e cinco.
A educação deveria reconhecer a necessidade dos sentimep.tos idealistas e estéticos que aparecem de modo natural na idade escolar. Quando o amor, a amizade e o companheirismo, os sentimentos altruístas e o sacrifício são expressos, deveriam ser elogiados, encorajados e canalizados para direções maduras, em vez de ser ignorados ou criticados. As inclinações naturais para a música, a poesia e a arte deveriam ser especificamente recompensadas e desenvolvidas sob uma orientação perspicaz. Excursões a lugares de