Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 313

Casos miasmáticos profundos

A primeira categoria dos casos "constitucionalmente fortes" geralmente é vista em culturas intimamente rela¬cionadas com a natureza. Na Grécia, encontram-se facil¬mente pacientes desse tipo entre os aldeões que levam vida simples e em altitudes elevadas. Por oposição, os pacientes que pertencem à segunda categoria, que envolve vários miasmas, parecem vir dos meios culturais que se podem chamar de "cultos" e "sofisticados" na terminologia mo¬derna. Essa observação justifica-se por diversas razões ¬ a separação das estações da terra, como ocorre nos ambien¬tes urbanos, a poluição química de diversas fontes, o ritmo febril e artificial da vida nas cidades, a super-educação e intelectualização, a dependência de tratamentos supressi¬vos de diversos tipos, e a sujeição a muitas outras influên¬cias.
Em todo caso, as práticas homeopáticas nos ambientes altamente "sofisticados" notam uma predominância de pa¬cientes com muita predisposição para doenças. Esses casos exigem a maior habilidade homeopática possível para reali¬zar a cura, constituindo um teste para os homeopatas expe¬rientes, comparativamente aos homeopatas menos capa¬citados. Como já foi mencionado, todo homeopata pode anunciar sucessos impressionantes nos casos de constitui¬ções fortes, mas o teste verdadeiro reside nos casos que pertencem a essa segunda categoria. Esses casos ainda são curáveis, mas exigem grande habilidade, treino, discerni¬mento, experiência e tempo por parte do homeopata. Exigem mais ainda do paciente.
Ao considerarmos o primeiro princípio, com relação a esses pacientes, percebemos de imediato que estamos diante de grandes dificuldades. Esses pacientes profunda¬mente doentes geralmente não mostram uma melhora facil¬mente discernível dos níveis mais profundos. Mesmo na entrevista inicial, a história passada e a história da família fornecem fortes indícios de que o prognóstico seja reser¬vado; com