Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 279

até mesmo a administração do medicamento correto em alta potência tende a provocar sérios sofrimentos. Por conseguinte, pode-se dizer, de modo geral, que, quanto mais grave for o estado da patologia física, menor a po¬tência a ser usada para a prescrição inicial.
Se a opção for receitar uma potência 12X, esta deve¬rá ser utilizada no decorrer de um determinado período, com a instrução de que, se houver, inesperadamente, agra¬vamento ou melhora dos sintomas, ela seja suspensa ime¬diatamente. Entre os pacientes muito fracos para receber uma potência 12X, os que possuem uma vitalidade relativamente maior podem repetir as doses três vezes ao dia durante trinta dias. Se a vitalidade do paciente estiver muito enfraquecida, no entanto, essa recomendação pode ser reduzida para uma vez ao dia, durante vinte dias.
Vamos supor que temos um paciente, um homem ido¬so, com a próstata bem aumentada, e suspeitamos que possa ser câncer. Se o paciente tiver vitalidade suficiente para empreender suas atividades diárias num nível razoá¬vel, então uma potência 12X deve ser prescrita três vezes ao dia durante trinta dias, com instruções para suspendê-Ia se ocorrer qualquer mudança inesperada para "melhor ou pior". Por outro lado, a um homem idoso com a próstata aumentada, tão enfraquecido que passa a maior parte do tempo na cama, seria dada uma potência 12X (ou, às ve¬zes, até mesmo uma 6X) somente uma vez por dia, durante cerca de vinte dias, junto com as mesmas instruções para suspendê-Ia na ocorrência de mudança significativa.
Pacientes extremamente sensíveis apresentam um pro¬blema singular para a seleção da potência. Trata-se de pes¬soas excessivamente "nervosas", que reagem a todos os estí¬mulos físicos e emocionais, geralmente lépidas e ligeiras em seus movimentos, irrequietas, sensíveis aos ódores, aos ruí¬dos e à luz, e que em geral sofrem com a exposição aos ele¬mentos químicos do ambiente ou da comida. Essas pessoas são muito reativas tanto a potências baixas (no nível físico)