Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 26

O mesmo se aplica ao chefe de uma quadrilha, altamente inteligente, que planeja um roubo ou um assassinato com o mais alto grau de clareza e racionalidade de pensamento. No entanto, essa pessoa está doente nas regiões mais profundas de seu ser, pois persegue objetivos egoístas às custas de outras pessoas. Essa mentalidade permeia nosso mundo moderno a um grau extremo, e é uma das causas fundamentais do problema da competição, da violência, do abuso do álcool e das drogas, da pobreza e da guerra.
Todos nós conhecemos indivíduos altamente egoístas e intolerantes para com as opiniões das outras pessoas. Eles acreditam que estão sempre certos, que ninguém conhece nada melhor do que eles; por conseguinte, não podem aceitar nenhuma idéia nova, por mais correta e benéfica que ela possa ser. Isso leva a um estado mentaf que exclui a possibilidade de perceber a verdade. Neste caso, a falta de clareza e de criatividade impedem inclusive o uso total e adequado das faculdades mentais. Progressivamente, essa pessoa terá propensão a desenvolver um estado de ilusão, em que o falso lhe parecerá verdadeiro. Desse modo, a pessoa altamente egoísta e interesseira prepara o caminho para um estado de confusão que pode, finalmente, levá-Ia a um estado de verdadeira insanidade.
Podemos observar um processo similar num indivíduo altamente consumista. Tal pessoa acredita profundamente nos valores materiais; nada é mais importante para ela do que as posses que deseja adquirir – quer sejam objetos ou pessoas. Essa possessividade pode evoluir para um desejo impetuoso tão irrealista que a pessoa tem que procurar a satisfação a qualquer custo. A exploração dos outros, ou até mesmo o mal causado aos outros, não serão obstáculos suficientes, uma vez que o desejo se torna obsessivo. Uma pessoa nesse estado perdeu todos os valores idealistas e éticos. O que pode ser mais insano do que ferir ou até mesmo matar o próximo para obter algum ganho material? Além disso, tal fato finalmente resulta num estado de