Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 260

estão descritas as várias condições, sintomas, estados patológicos, etc. Os tópicos mais importantes, que estão em "Mente", por exemplo, incluem ansiedade, medo, embotamento da mente, delírio, irritabilidade, inquietação (da mente em oposição ao corpo), etc. Nas partes físicas, essas condições vêm relacionadas como con¬gestão, erupções, calor, insensibilidade, dor, paralisia, fra¬queza, etc. Esses tópicos mais importantes são relaciona¬dos em ordem alfabética dentro do capítulo.
O nível de organização seguinte é mais confuso para o iniciante. Daqui em diante, nas subdivisões mais espe¬cíficas, a ordem alfabética não é seguida necessariamente.
Primeiro, deve ser entendido que qualquer rubrica dada descreve tanto uma sensação em particular como uma condição, ou descreve um fator agravante (a menos que a melhora seja especificada). Para cada categoria prin¬cipal, há subdescrições específicas de acordo com um plano particular:

1. Tópico geral
2. Hora dos agravamentos
3. Modalidades que agravam (ou melhoram, se espe¬cificado)
4. Localização
5. Extensões

Essa seqüência é, então, novamente repetida em cada nível da subdivisão. Vê-se, desse modo, que todo o plano do repertório é análogo a um telescópio invertido; cada nível torna-se cada vez mais específico em relação aos anteriores, mas sempre com a mesma seqüência de apre¬sentação.
Tomemos um exemplo específico, a fim de esclarecer a organização do Repertório. Suponhamos que um paciente descreva uma dor de cabeça "explosiva" localizada na testa, que piora pela manhã, às dez