Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 254

para os propósitos homeopáticos. A constipação resultante do câncer do reto também é igualmente’ inútil, a menos que existam sintomas individualizantes associados a ela. Mesmo um problema tão sério quanto a dispnéia resultante do aumento da glândula tireóide não pode ser utilizado na escolha de um medicamento se não tiver característi-cas individualizantes.
O processo de dispor os sintomas de acordo com sua importância relativa é decisivo para o estudo posterior do caso e impossível descrever essa avaliação de modo mais conciso do que o utilizado nas linhas gerais de orientação, arroladas na figura 15. Esse não é um pro-cesso matemático; assim, não pode ser feito através de métodos regulares. Ele exige muita reflexão, habilidade e experiência. Nos primeiros anos, esse processo deve ser supervisionado por um homeopata experiente e habilitado, pois pode ser tão importante para a prescrição definitiva quanto a tomada de caso real.

O Repertório homeopático

Antes de continuar com o processo do estudo de um caso, é necessário fazer uma pausa para descrever os con¬ teúdos e a estrutura de um instrumento de máxima impor¬tância: o Repertório.
Obviamente, seria inteiramente impraticável que um médico folheasse os vários volumes das materia medicas na tentativa de descobrir o medicamento que melhor se adapta à totalidade dos sintomas do paciente. Foram, por conseguinte, projetadas referências cruzadas que compilam as listas de medicamentos onde um sintoma específico foi localizado. Na história da homeopatia, há projeções de vários desses Repertórios.
O Repertório mais completo e útil, de acordo com minha experiência, é o de J ames Tyler Kent. Trata-se de um trabalho monumental, que contribuiu enormemente para o processo da seleção de