Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 25

três qualidades indispensáveis, que devem acompanhar as diferentes funções da mente, são:

1. Clareza
2. Racionalidade, coerência e seqüência lógica
3. Atividade criativa para o bem dos outros tanto quanto para o seu próprio bem

Todas essas três qualidades devem estar presentes, mas a terceira é de suma importância. É essa qualidade, a atividade criativa, que parece ser a menos compreendida pela moderna medicina alopática; no entanto, a falta dessa qualidade leva, subseqüentemente, aos piores estados de insanidade que se possam imaginar.
Vamos discutir uns poucos exemplos de como a consideração dessas qualidades mentais pode fornecer ao profissional uma maneira precisa de avaliar a saúde mental do indivíduo. Consideremos primeiro uma pessoa que não consegue expressar seus pensamentos com clareza. Ela tem grande dificuldade para encontrar as palavras certas. Seu pensamento tornou-se fraco – estamos vendo o começo de uma perturbação que pode, com o passar do tempo, levar a um estado de senilidade ou de imbecilidade.
Outro indivíduo pode possuir a clareza, mas falta-lhe a coerência de pensamento. Ele não consegue expressar seus pensamentos de maneira lógica e, por conseguinte, não é compreendido pelos outros. Perdeu a capacidade para o pensamento abstrato e, mais importante ainda, tende a se tornar uma pessoa impulsiva, irracional. Nesse caso, salta de um assunto para outro, talvez até de forma brilhante, mas tão rapidamente que os outros permanecem confusos. O estereótipo do gênio distraído é um bom exemplo de alguém cuja coerência se encontra alterada. Essa pessoa está profundamente perturbada no nível mental.