Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 23

campo. Gigantes espirituais como Ramana Maharishi e Ramakrishna tiveram câncer sem que diminuíssem sua realidade espiritual ou o impacto sobre seus discípulos.
Por outro lado, se há uma perturbação no plano mental/espiritual, a própria existência da pessoa está ameaçada. Isso pode ser visto em condições como a senilidade, a esquizofrenia e a imbecilidade. Embora o corpo físico seja o meio através do qual as faculdades mais elevadas podem se manifestar neste mundo material, a manutenção de sua saúde não pode tornar-se um fim em si mesmo. É duvidoso que alguém possa sustentar que as pessoas vieram a esta vida apenas para comer, ter prazer sexual e acumular dinheiro e bens materiais. Até mesmo os homens mais primitivos perceberam um objetivo mais elevado na vida, que os levou a valorizar a fé (um grau de compreensão) e o amor; é só retirar esses valores, mesmo das pessoas mais primitivas, e a vontade de viver se perderá.
Se fosse possível ter uma mente absolutamente saudável, veríamos as pessoas vivendo continuamente em bem-aventurança espiritual e revelando todos os dias novas idéias criativas, expressas de forma bem clara, sempre a serviço dos outros. Tais pessoas viveriam constantemente na clareza da luz e nunca na confusão da obscuridade espiritual. Desse estado de absoluta saúde mental para um estado de total confusão mental, podemos discernir uma gradação constante de confusão cada vez maior nos vários subníveis do plano mental.
Há uma hierarquia dentro das funções mentais. Se presumirmos condições de intensidade igual, podemos perceber que a perturbação da memória não é tão séria quanto uma perturbação da habilidade de se concentrar; e esta não é tão séria quanto a inabilidade para discriminar, que, por sua vez, não é tão séria quanto uma perturbação na habilidade de pensar.
Entender claramente essas gradações é decisivo para a determinação