Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 22

O plano mental

O nível mais alto e mais importante em que o ser humano funciona é o mental e espiritual. Como definição geral deste plano podemos dizer: O plano mental de um indivíduo é aquele que registra as mudanças de compreensão ou consciência. Como foi discutido no capítulo anterior, essas mudanças são indicadas tanto pelos estímulos internos quanto pelos estímulos externos, mas elas são registradas neste plano da existência. É no nível mental que um indivíduo pensa, critica, compara, calcula, classifica, cria, sintetiza, conjectura, visualiza, planeja, descreve, comunica-se, etc. As perturbações dessas funções, por sua vez, constituem sintomas de doença mental.
O nível mental é o nível mais crucial para o ser humano. O conteúdo mental e espiritual de uma pessoa é a verdadeira essência dessa pessoa. Se os instrumentos internos para a obtenção de uma consciência mais elevada estiverem perturbados, a própria idéia central da possibilidade de evolução da consciência está perdida. Onde, então, está o sentido da vida?
Uma pessoa pode continuar a viver, ser feliz e útil aos outros e a si mesma com um corpo aleijado, com a perda dos membros, ou até com a perda da vista ou da audição. Podem-se citar muitos exemplos de pessoas saudáveis nesse nível de existência, embora estivessem em desvantagens em níveis mais periféricos. Existem músicos cegos, muito conhecidos hoje em dia. Beethoven compôs algumas de suas mais profundas e poderosas obras depois de ter perdido a audição. Um dos gênios mais reverenciados e bem-sucedidos em astrofísica, na atualidade, está confinado a uma cadeira de rodas, virtualmente paralisado por uma enfermidade neurológica, incapaz de pronunciar claramente as palavras; no entanto, desde que está enfermo, tem contribuído com uma quantidade sem precedentes de insights em seu