Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 220

O sistema homeopático é uma disciplina científica que se baseia em leis, princípios e técnicas estáveis e verificáveis. No entanto, sua aplicação ao paciente individual é também uma arte. Esse aspecto artístico da homeopatia é mais evidente no processo da tomada de um caso. Embora existam pautas de orientação para isso, cada entrevista é um processo único, que demanda do entrevistador diferentes tipos de sensibilidade e diferentes abordagens para cada paciente. É um processo vivo e fluente, que, entretanto, leva à informação, com base na qual são feitos os julgamentos científicos.
A tomada de caso, nos casos crônicos (no final do capítulo analisaremos os casos agudos), exige grande experiência e treinamento, que não podem ser adquiridos pela leitura de livros. Os livros podem fornecer a estrutura básica e uma compreensão simples dos objetivos de um caso bem tomado, mas a desvantagem da aprendizagem pelos livros, nesse caso, reside na tendência do leitor para conceitualizar o processo em termos de regras. Ao escrever um livro, o autor, por necessidade, tem que generalizar suas descrições e exemplos, e o leitor, conseqüentemente, tem uma idéia muito pronta, muito simples, muito preto no branco.
O único modo confiável de aprender a arte de tomar um caso é envolver-se com o processo, sob a supervisão de um homeopata experiente e eficiente. De início, isto pode implicar simplesmente sentar-se em um canto e observar o homeopata exercendo essa função e, depois, trocar impressões após a conclusão da entrevista. O cenário ideal para isso é um consultório onde esteja instalado um espelho de uma só face; desse modo, a entrevista poderia ser conduzida mantendo-se, na aparência, a privacidade, enquanto os estudantes tomam notas, postados do outro lado do espelho. Logo depois, o instrutor pode examinar as anotações e dar sugestões com relação às sutilezas e ênfases implicadas no caso. De início, sua