Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 217

(50.000.000c), CMM (100.000.000c), MMM (1.000.000.000c), etc. Além disso, um homeopata raramente receitará uma potência incomum, por algumas razões – potências como uma 17X, uma 500c, etc.
Como foi mencionado no capítulo 7, o número de Avogadro corresponde, na diluição, a uma potência 24X, que é uma 12c, entre uma 5m e uma 6m. Isso quer dizer que, além desse ponto, não resta mais nenhuma molécula da substância original. Por conseguinte, as potências 10M ou MMM estão astronomicamente além de qualquer possibilidade de manterem o efeito químico da substância original. O fato de a energia, ou grau de vibração, da substância original ser transferido para as moléculas do solvente foi discutido no capítulo 7.
Hahnemann era químico e estava bem ciente do número de Avogadro. O fato de ter levado adiante sua experiência e usado potências que excediam esse número é bem indicativo de sua mente aberta e de sua ênfase na observação empírica. Com isso acabou descobrindo que essas potências eram cada vez mais eficazes e tinham menos efeitos adversos do que as potências baixas. Nesse ponto, muitos de seus seguidores não puderam acompanhá-Io. O pensamento desses seguidores estava fortemente enraizado na filosofia materialista que surgia na época; desse modo, achavam inconcebível que os remédios pudessem agir além dos níveis materiais. Esse fato causou uma ruptura importante nos círculos homeopáticos que ficou conhecida como a ruptura entre os que estavam a favor da potência baixa e os que defendiam a potência alta. (Geralmente, potências baixas são os medicamentos que estão abaixo do número de Avogadro; são consideradas potências altas as que ultrapassam esse número.)