Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 210

em suas ações biológicas quanto em suas características químicas.
O passo seguinte na preparação dos remédios é a produção da milionésima diluição (potência 6X ou 3c). Se o preparo inicial, ou tintura, for solúvel em álcool, então a potencialização a esse nível é levada adiante da maneira padrão descrita mais adiante. Se, no entanto, a substância não for solúvel em álcool, é usado um método específico de trituração para elevá-Ia à milionésima diluição numa forma solúvel em álcool. Isso implica moer a matéria com uma determinada quantidade de lactose num almofariz durante três horas. O método é altamente específico e não mudou desde a primeira descrição feita por Hahnemann (ver a bibliografia comentada).
Como sabemos, esse primeiro nível de preparação possibilita que o potencial energético das substâncias materiais seja liberado, mas ele também tem efeitos puramente químicos, difíceis de compreender. Hahnemann, ademais, descreve este efeito:

Essas substâncias medicinais, como foi mostrado em outra parte, não somente desenvolvem seus poderes a um grau prodigioso, como também mudam seu comportamento físico-químico de tal forma que, se ninguém antes jamais pôde perceber em sua forma bruta qualquer solubilidade no álcool ou na água, após essa transmutação peculiar elas se tornam completamente solúveis tanto na água quanto no álcool – uma descoberta inestimável para a arte da cura…
O que posso afirmar sobre os metais puros e seus sulfuretos, senão que todos eles, sem exceção alguma, ficam com esse tratamento da mesma maneira, tanto solúveis na água quanto no álcool, e que cada um deles desenvolve a virtude médica que lhe é peculiar do modo mais puro e simples a um grau incrivelmente alto?

[b:36601dfq]O preparo padrão[/b:36601dfq]