Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 206

[b:1k23ozwb]A preparação inicial das substâncias no estado natural[/b:1k23ozwb]

Os materiais de valor medicinal aparecem na natureza em grande variedade de formas, algumas das quais são de fácil aproveitamento químico para a potencialização, ao passo que outras exigem um preparo inicial.
Uma grande variedade de espécies de plantas é usada na homeopatia. O primeiro passo, obviatnente, requer a seleção das espécies corretas, cultivadas sob condições 6timas e colhidas num tempo ideal. Essa tarefa exige a habilidade de uma pessoa que tenha grandes conhecimentos de botânica. Uma vez que uma espécie particular de planta tenha sido utilizada num experimento, todas as condições de colheita e preparo original da planta devem ser reproduzidas detalhadamente nos preparos médicos posteriores.
Além da atenção cuidadosa dada às espécies, é importante colher somente as plantas encontradas em seu habitat particular, sob condições que reduzem ao mínimo a contaminação do solo, da água e dos poluentes do ar. Por exemplo, uma planta que brota no alto de uma colina com pleno acesso ao sol e à chuva, livre da contaminação dos pesticidas utilizados nas imediações pelo escoamento das águas, é preferível a uma planta que cresce próxima a uma estrada onde o tráfego é intenso, num vale cercado de plantações submetidas a freqüentes pulverizações químicas.
A época da colheita pode ser .importante. Algumas plantas têm uma vitalidade muito maior em certas estações do ano e outras, em outras estações. A estação da colheita, por conseguinte, deve reproduzir tanto quanto possível as condições do experimento original; a época ideal para a colheita será a de maior vitalidade da planta. Geralmente, a melhor estação é a primavera e, em seguida, o verão; algumas