Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 205

resultados que possam ser reproduzidos. Os padrões dos materiais e métodos devem ser cuidadosamente estabelecidos e seguidos à risca. Isso é verdadeiro tanto para a homeopatia quanto para as demais ciências.
Em sua maior parte, a responsabilidade pela padronização técnica recaiu sobre os ombros dos farmacêuticos homeopáticos. Levando-se em consideração a exigüidade da dose administrada a cada paciente, é fácil imaginar os problemas que esses farmacêuticos têm para obter, de maneira justa, algum lucro. Apesar das suas dificuldades, eles têm feito um trabalho admirável, fornecendo aos homeopatas de todo o mundo excelentes medicamentos, de padrão confiável. No entanto, para que esses padrões sejam mantidos, todo praticante deve tomar providências para apoiar os farmacêuticos no preparo e distribuição desses preciosos medicamentos. Não é o bastante simplesmente juntar os medicamentos em nossos consultórios e, às cegas, tomar como certo que o suprimento estará sempre à mão. Pelo contrário, devemos fazer acordos pelos quais nossos farmacêuticos sejam beneficiados com nossas prescrições tanto quanto nós mesmos e nossos pacientes. Caso contrário, a confiabilidade e disponibilidade dos medicamentos desaparecerão ao mesmo tempo; tal procedimento, assim como a oposição das sociedades médicas ortodoxas, podem levar a homeopatia à morte.
Ao considerarmos os padrões técnicos para a própria produção dos remédios homeopáticos, devemos antes dar, atenção ao preparo inicial da planta, do mineral ou do nosódio para a obtenção de uma forma viável de potencialização. Além disso, é muito importante ater-se aos padrões específicos para a potencialização. Por fim, e isso vai ser apresentado no capítulo 19, a estocagem, o manuseio e a administração dos medicamentos devem ser compreendidos e seguidos.