Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 199

sensíveis. ao medicamento; são esses os sujeitos que continuarão a experiência mais tarde, com potências mais altas.
Depois de passado o tempo necessário para se ter certeza de que não surgirá mais nenhum sintoma da primeira fase, esses sujeitos que reagiram rapidamente às doses hipotéxicas receberão os mesmos medicamentos na trigésima potência e, de novo, 25 por cento deles receberão placebos, de forma aleatória. Isso é repetido uma vez todos os dias durante duas semanas. O período de observação a seguir deve continuar por pelo menos mais três meses, ou até se tornar evidente que mais nenhum sintoma novo surgirá. Como sempre, se os sintomas se manifestarem imediatamente, as doses seguintes serão suspensas, enquanto os sintomas continuam a ser registrados sob condições rigorosas até cessarem. Quando todos os sintomas tiverem desaparecido, o sujeito da experimentação deve transcrever seu diário no painel e voltar para casa.
A última administração de alta potência deve ser retardada por um ano, tempo durante o qual podem ser feitas as observações menos formais no ambiente normal do sujeito. Após esse período de descanso, os mesmos sujeitos que receberam a trigésima potência se reúnem outra vez nesse meio ambiente rural e experimental e passam outro período de preparo, restabelecendo as observações de "linha de base". Em seguida, é ministrada uma dose de potência 10M ou 50M (e, de novo, 25 por cento deles recebem placebos), enquanto são observados intensamente por mais um período de três meses ou até que todos os sintomas cessem.
Na conclusão da experiência, o painel de experimentadores reúne todos os cadernos de anotação e, um por um, cataloga os sintomas que representam um desvio do estado normal do sujeito. Os experimentadores devem se encontrar e tentar elaborar e esclarecer cada sintoma da forma mais cuidadosa possível – descrevendo completamente as causas excitantes, o tempo de duração e as