Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 180

pais para com a sua própria saúde durante os anos de geração dos filhos pode salvá-Ios de grandes sofrimentos na vida.

[b:1r8vqsp1]Sumário do capítulo 9[/b:1r8vqsp1]

1. A doença é o resultado de uma "causa excitante" e de uma "causa mantenedora". A causa mantenedora é a predisposição herdada para a doença crônica, o "miasma".
2. A predisposição para o miasma não é apenas uma questão que envolve o ADN, pois as doenças adquiridas durante a vida podem transmitir suas influências às gerações subseqüentes.
3. As predisposições à doença crônica são a razão primária pela qual em alguns casos continua a haver recaída apesar da terapia correta.
4. As teorias miasmáticas de Hahnemann foram muito mal compreendidas, ignoradas, ou irrefletidamente transformadas em fórmulas para se "limpar" um caso dos miasmas.
5. As camadas de predisposição são eliminadas uma de cada vez. Um medicamento dado num momento impróprio não surte nenhum efeito ou cria um dano verdadeiro de dois tipos: pode interferir no progresso da cura e perturbar o mecanismo de defesa o bastante para evitar o aparecimento.de um quadro de sintomas claro.
6. As predisposições miasmáticas não são apenas simples herança de uma condição patológica bem definida, mas, pelo contrário, a herança de uma síndrome particular, que corresponde à influência do miasma.
7. O miasma é caracterizado pela transmissão de geração para geração e pelo alívio obtido pelo nosódio correspondente.
8. A predisposição de uma criança é a combinação das predisposições dos pais. A predisposição transmitida pelos pais é o resultado tanto do estado geral quanto do estado específico de saúde.