Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 177

por acaso tivesse sido dada Calcarea carbonica, muito provavelmente ela não teria agido, porque a freqüência de ressonância, naquele momento, não. combinava. Se estivesse bastante próxima para produzir algumas mudanças, não teria levado a uma cura e, muito provavelmente, teria mudado a imagem sintomática o bastante para fazer com que as prescrições posteriores fossem muito difíceis. Esse tipo de equívoco pode prejudicar um caso, interferindo seriamente na possibilidade de uma cura eventual.
Alguns homeopatas, ao atender pela primeira vez um paciente; prescrevem regularmente os vários nosódios que correspondem à história do passado do paciente e de sua família, de acordo com a teoria de que os miasmas devem ser "limpos" antes de se ministrar o medicamento constitucional. Uma rotina como essa prescreve os nosódios uma vez por semana durante um mês, em seqüência, e, depois que a seqüência estiver completa, é tomado o caso constitucional. Essas rotinas são completamente impensadas e muito perigosas. Como se pode afirmar qual das doenças da história pregressa realmente criou um miasma? E quem pode determinar a seqüência precisa das camadas? Às vezes, é claro, um dos nosódios pode produzir um certo benefício, mas se for dado tempo insuficiente para que a sua ação tenha efeito, qualquer benefício que tenha sido criado será inutilizado pelas prescrições subseqüentes. É sempre necessário analisar o caso por completo e só depois prescrever a receita – após uma cuidadosa consideração sobre a escolha do medicamento, sua potência e o tempo correto – de acordo com as leis e princípios básicos enumerados.
Às vezes um claro conhecimento dos miasmas pode ter grande valor de predição, confirmando, de forma convincente, a teoria. Uma mulher de 21 anos foi trazida ao consultório por seu pai porque sofria há muitos anos de dores de cabeça crônicas. Quando o caso foi analisado, a totalidade dos sintomas indicava de maneira clara o