Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 17

somente no corpo físico.
3. Se a saúde da filha já estiver abalada, pode-se desenvolver um mal mais sério. Inicialmente, uma excessiva falta de confiança nas situações sociais; mais tarde, talvez, apatia e, finalmente, depressão. Nesse exemplo, o estímulo é recebido pelos receptores emocionais, que resultam numa perturbação que se manifesta primariamente no mesmo nível.
4. Se a saúde da filha estiver mais debilitada, devido a uma predisposição hereditária, o mesmo grau de estresse domina a resistência de forma mais grave ainda e produz-se, então, um distúrbio mental. A filha é incapaz de se concentrar na escola, suas notas baixam e ela se queixa de não assimilar uma matéria que antes entendia perfeitamente. Essa progressão, se tiver continuidade, pode acabar em psicose. Esse exemplo demonstra um estresse recebido pelos receptores emocionais e transmitido ao centro do ser, o nível mental.

Uma conclusão crucial e profunda a ser tirada desses exemplos é a de que o ser humano é um todo, uma entidade integrada, e não fragmentada em partes independentes. A medicina em geral acumulou uma grande quantidade de informação sobre anatomia, fisiologia, patologia, psicologia, psiquiatria, bioquímica, biologia molecular, biofísica e assim por diante, relacionada aos seres humanos. Infelizmente, cada um desses ramos de estudo examinou o indivíduo de seu ângulo particular. Ninguém nega que a matéria revelada através desses laboriosos estudos tem sido esclarecedora e geralmente útil. Mas tais estudos não nos deram até agora uma idéia clara e íntegra do que é um ser humano funcionando em sua totalidade – não apenas no seu nível molecular, ou no nível dos órgãos, nem somente no nível psicológico. Conseqüentemente, a moderna terapêutica tem uma visão fragmentada do ser humano. Se