Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 175

Baseados no que até agora foi dito, podemos apresentar uma definição de miasma: Miasma é a predisposição à doença crônica subjacente às manifestações agudas da moléstia, 1) que é transmitida de geração para geração e 2) que pode responder de forma benéfica ao nosódio correspondente, preparado a partir do tecido patológico ou da droga ou vacina apropriada. Com essa definição, torna-se claro que existe um grande número de miasmas, e que o número total está aumentando constantemente com o advento das terapias supressivas.
Consideremos um exemplo clínico verdadeiro que nos ajude a esclarecer a influência das predisposições herdadas num determinado caso, e a maneira como esse conceito afeta a prescrição. Tomaremos o caso de um jovem que sofreu de acessos periódicos de bronquite asmática durante muitos anos. A cada acesso agudo era prescrita grande variedade de medicamentos, como Bryonia, Gelsemium, de novo Bryonia, Eupatorium perfoliatum e, finalmente, Kali carbonicum; o acesso agudo cedia rapidamente a cada medicamento, mas depois de um ou dois anos tornou-se claro que a predisposição fundamental aos acessos não fora afetada.
Revisando os sintomas durante todo o período de tratamento, percebemos algumas indicações que correspondiam ao Tuberculinum; indagamos então se alguém em sua família sofria de tuberculose. Realmente, um dos pais havia contraído a doença, apesar de o filho nunca ter apresentado nenhum sintoma. Pela constatação da história da família e tendo em vista que o paciente mostrava sintomas homeopáticos correspondentes aos nossos experimentos, receitamos Tuberculinum numa potência alta, e os acessos de bronquite asmática diminuíram de maneira extraordinária em intensidade e freqüência, até, finalmente, desaparecerem.
Alguns anos depois, o paciente foi atacado por uma bursite no braço direito, tratada com Sanguinaria. Durante um certo tempo, ele sofreu de artrite no braço esquerdo e, mais tarde, no joelho direito, tratadas