Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 169

Por exemplo, diz-se com freqüência que o eczema é uma doença psórica, que as úlceras são sifilíticas e que o câncer, as psoríases e outras mais resultam de uma combinação dos três miasmas. Na realidade, todos os três miasmas podem resultar em qualquer mudança patológica. Câncer, diabetes, insanidade, imbecilidade, etc., podem surgir do último estágio de qualquer um dos miasmas, ou de uma combinação entre eles.
O grau de fraqueza crônica do mecanismo de defesa é o resultado direto da intensidade das influências miasmáticas. Se compararmos dois pacientes com leucemia, por exemplo, a idade em que a doença ocorre é a medida do número de miasmas envolvidos. Se a leucemia se desenvolver aos setenta anos, depois de uma vida saudável, é provável que esteja envolvido apenas o miasma psórico. Se, por outro lado, aparecer na infância, é muito provável que três ou mais miasmas estejam implicados. Ter idéia do número de miasmas envolvido, enquanto se avalia um caso individual, é importante para o prognóstico; quanto maior o número de miasmas envolvidos, mais lenta será a resposta ao tratamento.
Desde a época de Hahnemann, a teoria miasmática tem sido muito mal aplicada e mal compreendida pelos homeopatas. Muitos deles simplesmente ignoram o conceito como se fosse muito simplista ou de pouco valor prático. Muitos adotaram a teoria sem crítica alguma, simplesmente como um ato de fé para com o mestre que legou tantas contribuições. Infelizmente, essa fé cega impede uma compreensão real da idéia e sua maior elaboração pela verdadeira prática clínica. Conseqüentemente, existem, na atualidade, duas escolas principais de medicina homeopática com relação aos miasmas: uma que ignora a idéia e outra que a aceita impensadamente e, por conseguinte, adota uma fórmula de prescrição na tentativa de "esclarecer" o caso dos miasmas. A confusão e a controvérsia que disso resultaram desde a morte de Hahnemann causaram um espantoso grau de equívocos a