Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 167

uso interno que continha sulphur, o prurido apareceu de novo, e todas as aflições, exceto o inchaço, desapareceram; 24 dias depois, porém, o prurido secou e seguiu-se nova inflamação do peito com pleurisia e vômito." (Pelargus, Obs. clin. Jahrg., 1723, p. 15.)

"Uma menina de nove anos, após eliminar a Tinea capitis, foi acometida por uma febre prolongada, inchaço generalizado e dispnéia; quando a Tinea reapareceu, ela se recuperou." (Hagendorn, Recueil d’observ. de Méd., tom. lU, p. 308.)

"Do prurido expelido por uma aplicação externa surgiu amaurose, que passou quando a erupção reapareceu na pele." (Amaurosis, Northof, Diss. de Scabie, Gotting, 1792, p. 10.)

"Um homem, após eliminar uma erupção de prurido que se manifestava regularmente, pela aplicação de um ungüento, passou a ter convulsões epilépticas, que desapareceram por completo quando a erupção reapareceu na pele." (Epilepsy, J. C. Carl em Act. Nat. Curo V., obs. 16.)

"Duas crianças ficaram livres da epilepsia pela erupção da Tinea úmida, mas a epilepsia voltou quando a Tinea foi imprudentemente eliminada." (Tulpius, Obs. Lib. [, Cap, 8.) I

Hahnemann, enfim, descreveu três miasmas básicos, que acreditava serem as causas subjacentes à doença crônica. Em qualquer paciente pode haver um miasma ou uma combinação deles. O primeiro que ele descreveu foi o miasma psórico (derivado da palavra grega "psora", que quer dizer "sarna"). Hahnemann achava que esse foi o primeiro miasma a afetar a raça humana e, por conseguinte, a camada mais fundamental subjacente à fraqueza, sobre a qual as demais foram