Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 162

"As doenças peculiares à humanidade pertencem a duas classes. A primeira inclui processos morbíficos rápidos causados por estados e distúrbios anormais da força vital; essas afecções geralmente completam seu curso num período breve, de variação durável, e são chamadas de doenças agudas. A segunda classe abrange as doenças que, freqüentemente, são insignificantes e imperceptíveis no começo; mas, de uma forma que lhes é característica, elas agem de modo deletério sobre o organismo vivo perturbando-o dinâmica e insidiosamente, e minando-lhe a saúde a tal ponto que a energia automática da força vital, destinada à preservação da vida, pode fazer frente a essas doenças apenas de forma imperfeita e ineficaz; no início, bem como durante o seu progresso. Incapaz de extingui-Ias sem auxílio, a força vital é impotente para prevenir seu crescimento ou sua própria deterioração, resultando na destruição final do organismo. Estas são as chamadas doenças crônicas."

As investigações de Hahnemann sobre esse problema ocuparam-no durante doze anos; ele questionou sistematicamente cada caso de maneira implacável, averiguando inclusive as enfermidades dos pais e avós, no esforço de elucidar a origem do problema. O relato que Hahnemann faz de sua investigação está descrito no livro Chronic diseases. É tão lúcido e responde a tantas questões que serão suscitadas sem dúvida alguma na mente do leitor, que o cito aqui um pouco extensamente:

"As doenças crônicas muito pouco podiam ser retardadas no seu avanço, apesar de todos os esforços feitos pelo homeopata, e pioravam de ano para ano… O começo das doenças era promissor, a continuação, menos favorável, o resultado, sem esperanças… Entretanto, esse ensinamento foi descoberto no inabalável pilar da