Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 16

da mente e incapacidade de concentração. O foco, nesse exemplo, situa-se no nível mental.

Em cada um desses exemplos, o estímulo morbífico (a umidade) é recebido por receptores no nível físico do organismo. O efeito é sentido por todo o organismo, em todos os níveis, mas a manifestação resultante do desequilíbrio ou da perturbação é expressa em um ou outro nível, dependendo da fraqueza predisponente do indivíduo.
A influência da família também pode ser um fator extremamente importante na saúde do indivíduo. Vamos demonstrar, de modo mais ou menos detalhado, como a individualidade da pessoa se combina com as circunstâncias externas para produzir uma variedade possível de condições. Tomaremos como exemplo uma relação estressante entre mãe e filha, devida a uma competição subconsciente ou ciumenta, levando em consideração apenas o efeito sobre a filha. Nessa situação, a tensão emocional pode alcançar um grau incrível. Até mesmo as palavras ou ações involuntárias da mãe podem produzir grande sofrimento na filha. Se essa situação permanecer sem resolução durante um longo período, a reação da filha pode tomar uma das seguintes formas:

1. Se a filha for totalmente saudável, pode, finalmente, desconsiderar a influência da mãe. Ela "entende" toda a situação e o estresse inicial é facilmente dissipado. O estímulo, nesse exemplo, não dominou a resistência natural do organismo, não tendo, pois, criado um estado de desequilíbrio.
2. Se o organismo da filha não apresentar uma constituição bastante saudável, pode-se desenvolver uma perturbação que se manifestará como acne no rosto, eczema, ou até mesmo úlcera duodenal. Nesse caso, o estímulo é mais forte do que o mecanismo de defesa, e é recebido através dos receptores emocionais e se manifesta