Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 15

do indivíduo.
O ambiente de trabalho e as pressões produzem influências óbvias que estão sendo estudadas detalhadamente pela classe médica. O resultado da exposição a substâncias nocivas como o asbesto, o chumbo, o pó de sílica e os produtos radiativos é bem conhecido. Os níveis sonoros, as pressões relativas a cumprimento de prazos, os efeitos das tarefas repetitivas e até mesmo as responsabilidades executivas são conhecidos riscos ocupacionais que podem produzir incapacidade física. Até mesmo as inadequações da educação, como veremos mais detidamente num capítulo posterior, têm profunda influência sobre o grau de resistência emocional das pessoas.
Designo por condições geográficas não apenas as condições climáticas, mas também a ecologia da área (particularmente o grau de contaminação da atmosfera, da água e da provisão alimentar), as condições sanitárias e a altitude. Estas influências nos dão ensejo para considerarmos de que modo precisamente um indivíduo pode ser afetado pelos estímulos externos de uma maneira única, dependendo do grau de resistência de seu mecanismo de defesa. Vamos examinar, por exemplo, os efeitos que um clima muito úmido pode ter sobre uma população com diferentes graus de saúde:

1. O organismo de uma pessoa completamente saudável resistirá à umidade com um mínimo de perturbação do equilíbrio existente, e se recuperará sem qualquer seqüela significativa.
2. Uma pessoa com menos saúde pode desenvolver rigidez muscular, dores nas juntas, sinusite, rinite ou asma. O foco de perturbação, em tal caso, situa-se primariamente no corpo físico.
3. Outra pessoa com saúde ainda mais debilitada pode desenvolver um estado de ansiedade ou até de depressão nesse clima. O foco da perturbação, nesse caso, situa-se no plano emocional.
4. Alguém com saúde muito fraca pode apresentar um embotamento