Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 152

interesse pelo controle de peso, pela boa nutrição e pelo exercício já resultou, nos últimos anos, num leve declínio das doenças e ataques do coração, pela primeira vez em muitas décadas. Qoanto maior for o número de pessoas tratadas pela homeopatia, mais podemos esperar um progresso em termos de saúde.

[b:36zu1416]Vacinação[/b:36zu1416]

A vacinação é citada por muitos como um exemplo do uso alopático da lei dos semelhantes; superficialmente, isso poderia parecer verdade porque as vacinas são pequenas quantidades de material capaz de produzir doenças nas pessoas normais. Se refletirmos sobre os princípios enunciados neste livro, no entanto, rapidamente esclareceremos este ponto de confusão. As vacinas são administradas em populações inteiras sem qualquer consideração para com a individualidade. Cada indivíduo tem um unico grau de sensibilidade com relação a cada vacina e, no entanto, ela é administrada sem levar em consideração essa singularidade. Por conseguinte, o conceito de vacina é quase o oposto dos princípios da homeopatia; é a administração indiscriminada a todas as pessoas de uma substância estranha, sem levar em consideração o estado de saúde ou a sensibilidade individual.
O que ocorre exatamente ao organismo quando da aplicação de uma vacina? Naturalmente, os estudos modernos feitos no campo da imunologia documentam muito bem as variedades dos mecanismos químicos e celulares que são ativados. De qualquer forma, somos levados a perguntar: o que acontece no plano dinâmico quando a vacina é administrada?
A experiência de perspicazes observadores homeopáticos tem mostrado de forma conclusiva que, numa porcentagem grande de casos, a vacinação tem um efeito profundamente perturbador sobre a