Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 142

fenômeno, embora sua validade seja inegável. De certo modo, a força do campo eletromagnético da substância original é transferida para as moléculas do solvente sem, no entanto, mudar a freqüência de ressonância.
9. Os medicamentos possuem propriedades que podem ser indícios úteis para a futura pesquisa do fenômeno da potencialização: elas são desativadas quando expostas à luz indireta do sol, ao calor excessivo, acima de 110-120ºF e, talvez, a substâncias aromáticas como a cânfora.

[b:v0d8plzf]Capítulo 8
A interação dinâmica da doença
[/b:v0d8plzf]
Até aqui, descrevemos o organismo humano como uma totalidade integrada que responde aos estímulos morbíficos externos inicialmente pela mudança no grau de vibração do nível dinâmico eletromagnético. Se o mecanismo de defesa for fraco ou o estímulo for muito poderoso em relação a ele, o grau de vibração permanecerá alterado e o organismo será incapaz de retomar ao estado original por si mesmo. Por essa razão, potencializamos as substâncias para que possam, então, atuar, fortalecendo o nível dinâmico, e as prescrevemos de acordo com a lei dos semelhantes, de forma a tirar vantagem do princípio de ressonância entre o agente terapêutico e o nível de vibração resultante do organismo. Os estímulos capazes de alterar a freqüência de ressonância do organismo podem ser fracos e passageiros, como nas mudanças da umidade ou da pressão barométrica, ou podem ser muito poderosos, como os profundos choques emocionais ou estados de estresse prolongados e graves. Neste capítulo examinaremos um pouco mais algumas das influências mais poderosas que podem, de maneira profunda e crônica, alterar a