Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 140

com a do paciente. Como vimos nos casos de alívio temporário
resultantes da administração de agentes terapêuticos em estado natural, a substância em estado natural freqüentemente possui intensidade insuficiente para produzir uma cura permanente. Por outro lado, com a descoberta feita por Hahnemann de uma técnica para aumentar indefinidamente a intensidade terapêutica do plano dinâmico, possuímos, agora, um modo de estimular ,o mecanismo de defesa do paciente com a intensidade necessária, seja ela qual for, para dominar a intensidade da doença.
A descoberta precisa da maneira pela qual a energia é transferida para o solvente, por meio dessa técnica, terá de ser deixada para os físicos e químicos. Talvez existam poucos indíciôs a serem descobertos nos limites da experiência empírica dos homeopatas. Uma propriedade já definida dos medicamentos homeopáticos é a sua grande sensibilidade aos raios do sol. Se um medicamento for exposto diretamente ao sol, todo o seu poder terapêutico se perde. Também parece ser verdade que os medicamentos podem ser desativados pela exposição a uma temperatura acima de 110-120ºF. Muitos homeopatas relatam, além disso, que pelo menos alguns medicamentos são desativados pela exposição a substâncias fortemente aromáticas, especialmente a cânfora. A causa pela qual essas exposições desativam tão rapidamente os medicamentos é até agora desconhecida, mas pelo menos esperamos que esses indícios, que aparecem com a experiência, forneçam algum dia indicações para que os pesquisadores possam tentar encontrar a natureza exata dessa energia.
Enquanto a homeopatia se torna cada vez mais respeitada pela surpreendente eficácia na cura de doenças de todos os tipos, agudas ou crônicas, podemos ter esperança de que os pesquisadores comecem a investigar a natureza dos medicamentos homeopáticos. Conhecendo mais a respeito de suas propriedades, será possível