Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 129

aquela espécie de rigidez dos membros e, acima de tudo, a desagradável sensação de entorpecimento, que parece ocorrer no periósteo, espalhando-se para todos os ossos do corpo – tudo isso apareceu. Esse acesso durava duas ou três horas de cada vez e só reaparecia se eu repetisse a dose; caso contrário, não; interrompi a dosagem e fiquei com boa saúde.

Dessa forma, Hahnemann incidentalmente acabou descobrindo a idéia de que a mesma substância que produz os sintomas numa pessoa normal pode curá-Ios numa pessoa doente. E, o que é mais fundamental ainda, ele reconheceu a necessidade da experimentação humana no delineamento das indicações curativas dos agentes terapêuticos. Assim, ele e outros médicos com a mesma formação começaram a provar as substâncias neles próprios, de maneira sistemática, e a registrar suas observações nos mínimos detalhes. Essa experiência continuou por seis anos, durante os quais Hahnemann também compilou uma lista exaustiva dos envenenamentos registrados por diversos médicos em diferentes países nos séculos da história médica.
Ele e os colegas começaram a experimentar a lei dos semelhantes em casos clínicos e imediatamente começaram a obter resultados estarrecedores, que de longe ultrapassavam os resultados alopáticos da época. No Aforismo 19 do Organon, escrito depois de ter adquirido bastante experiência e ter-se tornado conhecido por seus resultados, Hahnemann sintetiza a importância fundamental da descoberta:
"Então, como as doenças nada mais são do que alterações do estado de saúde do indivíduo saudável, que se expressam através de sinais mórbidos, e como a cura também é possível somente através de uma mudança da condição saudável do estado de saúde do indivíduo doente, é bastante evidente que os remédios jamais poderiam curar as doenças se não possuíssem o poder de alterar o estado de saúde