Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 127

[b:1vrvzqbh]Samuel Hahnemann[/b:1vrvzqbh]

Antes de prosseguir, seria útil fazer uma pequena pausa para examinar a vida de Samuel Hahnemann, o notável gênio que descobriu, desenvolveu e sistematizou as leis fundamentais da cura, que estão produzindo mudanças revolucionárias no pensamento relativo à saúde e à doença. A história de Hahnemann revela um dos casos mais singulares de descobertas da história da medicina.
Ao comentar a lei dos semelhantes, Hahnemann foi o primeiro a admitir que esse conceito fora posto de lado por outros na história. ocidental, a começar pelo próprio Hipócrates. Apesar dessas especulações anteriores, no entanto, ninguém antes de Hahnemann reconheceu a verdadeira importância do conceito, nem muito menos procedeu à sua sistematização como ciência terapêutica completa.
Hahnemann nasceu em 1755 numa pequena cidade da Alemanha e desde cedo demonstrou notáveis habilidades. O pai, que reconhecia as qualidades do filho, ensinou-lhe desde cedo a ter disciplina; costumava trancar o jovem Samuel numa sala onde ele tinha de fazer "exercícios de raciocínio" – exigindo que ele resolvesse sozinho os problemas, pois "o garoto precisa aprender a pensar". Hahnemann possuía grande talento para as línguas e já aos doze anos seu instrutor o fazia ensinar grego aos outros alunos.
Hahnemann estudou medicina na Universidade de Leipzig, em Viena, e em Erlangen, diplomando-se em 1779, e logo tornou-se muito respeitado nos círculos profissionais pelas suas comunicações escritas, tanto sobre medicina quanto sobre química. Mesmo assim, ficava muito perturbado com a falta de um pensamento fundamental subjacente à terapêutica da época, que consistia em sangria, catárticos, ventosas e o uso de substâncias químicas tóxicas. Hahnemann escreveu a um de seus amigos: