Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 123

são problemas em si mesmos; pelo contrário, são a melhor tentativa possível do mecanismo de defesa para produzir a cura de uma perturbação originada no plano dinâmico. Além disso, foi Samuel Hahnemann quem primeiro, e de forma mais clara, afirmou este conceito, no seu Aforismo 7: "A totalidade dos sintomas deve ser o principal, na verdade, a única coisa que o médico tem que anotar em cada caso de doença e eliminar por meio de sua arte, de forma que a doença possa ser curada e transformada em saúde".
Para afetar diretamente o plano dinâmico, devemos encontrar uma substância que seja suficientemente semelhante para que a freqüência resultante do plano dinâmico produza ressonância. Como a única manifestação perceptível do mecanismo de defesa aos nossos sentidos são os sintomas e sinais da pessoa, deduz-se que devemos procurar uma substância que possa produzir no organismo humano uma totalidade semelhante de sintomas e sinais. Se uma substância é capaz de produzir um quadro de sintomas semelhante num organismo sáudável, é grande a probabilidade de que seu grau de vibração esteja muito próximo da freqüência resultante do organismo doente, ocorrendo, por conseguinte, um poderoso fortalecimento do mecanismo de defesa através do princípio de ressonância.
Essa percepção é o esteio fundamental da ciência da homeopatia: Similia similibus curantur, como foi cunhado por Hahnemann. "O semelhante cure o semelhante." "Qualquer substância capaz de produzir uma totalidade de sintomas num ser humano saudável pode curar essa totalidade de sintomas num ser humano doente.”
Naturalmente, esse é um princípio novo e surpreendente para a terapêutica. Durante toda a história, os sjntomas ou grupos de sintomas foram vistos como problemas a serem erradicados imediatamente, e o pensamento médico voltou toda a sua atenção para os agentes capazes de eliminar sintomas ou síndromes determinadas. Se uma pessoa está com o nariz escorrendo, deve