Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 122

A ciência terapêutica homeopática tem muitas vezes demonstrado resultados curativos extremamente eficazes com altas porcentagens de casos com benefícios duradouros. Ela se baseia em princípios de fácil compreensão e pode ser aprendida por qualquer estudante dedicado, aproximadamente no mesmo tempo exigido para o treinamento da medicina alopática. Por conseguinte, é uma terapia capaz de produzir um grande número de médicos qualificados que podem atender às necessidades de saúde das nossas populações.
Como descobrir na homeopatia, ou em qualquer terapia que atue sobre o plano dinâmico, o agente terapêutico que ressoe diretamente junto à freqüência resultante do organismo no plano dinâmico? Parece estar muito longe o momento de possuirmos uma tecnologia suficientemente sofisticada para medir realmente essa freqüência; então, de que forma exatamente empreendemos uma seleção do agente terapêutico que possa estimular de maneira pode rosa o plano dinâmico?
Para começar, devemos lembrar que o plano dinâmico não se manifesta num estado de saúde relativamente ‘bom; ele equilibra e ajusta o organismo sem que a pessoa precise focalizar sua atenção sobre a sua ação. Na doença, entretanto, logo que um determinado limite for transposto, o mecanismo de defesa é acionado e, finalmente, produz sintomas como manifestação de sua ação.
Os sintomas e sinais são a única maneira que temos de perceber a ação do mecanismo de defesa. Ele age da melhor maneira possível para o benefício do organismo; por essa razão, os sintomas e sinais produzidos são tentativas reais, por parte do organismo, para se curar. Esse, sem dúvida alguma, é um conceito paradoxal para muitos leitores, mas, se refletirmos sobre o que foi dito até aqui, essa idéia se tornará clara e lógica.
Febre, indisposição, – perda de apetite, dor, reações emocionais, confusão mental, bem como as reações mais sutis e individuais, não