Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 352

dessa mudança são desconcertantes. Embora os homeopatas sejam muito bem pagos pela enorme quantidade de tempo que dedicam aos pacien¬tes, o custo total do cuidado médico de cada indivíduo será drasticamente reduzido. Ao invés de gastar dinheiro constantemente com drogas paliativas e com hospitaliza¬ções, cada vez mais freqüentes, a sociedade terá de pagar apenas um tratamento homeopático relativamente barato que, na maioria dos casos, implicaria tratamento intensivo somente por alguns meses – ou no máximo alguns anos. Daí em diante, as consultas seriam bastante infreqüentes e muito baratas, comparativamente aos gastos crônicos do cuidado médico alopático atual.
A indústria farmacêutica sofreria drásticas mudan¬ças. Mais provavelmente seria forçada a reduzir-se a uma mera fração do seu tamanho no presente. Os hospitais te¬riam uma diminuição muito grande em seus encargos, o que possibilitaria reduzir seus custos (ao contrário da in¬controlável alta atual do custo dos hospitais). Todo o con¬texto do treinamento dos médicos, finalmente, seria mu¬dado para levar em consideração o mecanismo natural da cura, ao invés de focalizar apenas os produtos finais da doença. O valor dos métodos álopáticos, naturalmente, ja¬ mais se perderá. Campos como os da medicina de emergên¬cia, cirurgia, ortopedia e obstetrícia sempre serão ne¬cessários, assim como uma parte do tratamento alopático paliativo, mas o contexto da medicina alopática será co¬locado numa perspectiva mais apropriada.
Muito embora o crescimento corrente da homeopatia seja e deva ser gradual, temos motivos para acreditar que ele continuará num ritmo firme e crescente na compreen¬são e aceitação públicas.