Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 350

efeitos profundos. Essa pre¬tensão, no entanto, surge das opiniões fragmentadas e materialistas que prevalecem nos modelos de terapia atual. Na homeopatia, temos uma visão geral da pessoa como um ser espiritual, mental/emocional e fisicamente inte¬grado. A homeopatia não apenas elimina a doença do or¬ganismo, como também fortalece e harmoniza a própria fonte de vida e criatividade do indivíduo. Isso fica bastan¬te evidente na experiência diária dos bons homeopatas e seus pacientes; para eles, a grandiosa visão apresentada no parágrafo anterior não está longe de ser alcançada, mas é bastante razoável e prática, presumindo-se a adoção de um alto padrão de homeopatia como uma prática larga¬mente aceita.
Todavia, essa é naturalmente uma grande pretensão. A indústria médica de hoje é uma das maiores indústrias do mundo, se levarmos em consideração os inúmeros mé¬dicos; os hospitais, as indústrias farmacêuticas e mais as indústrias subsidiárias. Há um grande investimento na perspectiva alopática, com relação à saúde e à doença. Não se pode esperar e nem mesmo desejar que essa estrutura mude do dia para a noite. As forças que permitem o acúmulo desse poder não irão facilmente aceitar um sistema tão radicalmente diferente como o da homeopatia. Qualquer mudança para a adoção da homeopatia será ne¬cessariamente difícil e lenta.
No entanto, a própria sociedade vem sofrendo mu¬danças que criam a esperança da possibilidade desse avanço. Um número cada vez maior de pessoas se desen¬cantam com os fracassos da moderna medicina alopática face à doença crônica; os pressupostos básicos da medi¬cina estão sendo questionados e abertamente desafiados. Várias terapias alternativas estão sendo tentadas. Nesse clima, se o público perceber com clareza a ciência sistemática da homeopatia e seus princípios, fundamentados em leis naturais que se perdem no tempo, haverá uma pode¬rosa onda de apoio que pode fornecer à homeopatia as influências de que necessita para ser aceita e amplamente