Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 341

medicamentos sejam mantidos nas condições mais cuida¬dosamente controladas possíveis.
Para os que mantêm medicamentos em seu próprio consultório, é absolutamente necessário encomendar o me¬dicamento de uma farmácia homeopática, sempre que ele se esgote. A principal vantagem desse procedimento é que ele fornece uma fonte contínua de lucro às farmácias, o único meio de assegurarmos uma provisão contínua de me¬dicamentos confiáveis. Mesmo que nossos medicamentos sejam continuamente encomendados, a despesa será quase insignificante.
Apesar dessa consideração, alguns homeopatas dese¬jam manter um suprimento constante em seus consultórios. Um plano de ajuste útil, portanto, é manter dois conjuntos de medicamentos. Um contendo os medicamentos em forma "seca" (em glóbulos de lactose), prontos para a adminis¬tração direta ao paciente. Outro, com os medicamentos de "estoque" em forma líquida. Sempre que um frasco de glóbulos for usado, será preenchido com glóbulos sem me¬dicamento, que depois serão umedecidos com algumas go¬tas do líquido do "estoque" da solução em álcool. Desse modo, quaisquer medicamentos inativos são reativados com as soluções líquidas "estocadas", mantidas em frascos de vidro colorido, muito raramente abertos. Finalmente, quando terminar o "estoque" de medicamento líquido, ele deve ser encomendado novamente a uma farmácia.
Geralmente, administram-se os remédios homeopáti¬cos colocando-se na língua do paciente alguns glóbulos de lactose medicamentados. Deixa-se que se dissolvam na língua, podendo também ser engolidos. O homeopata deve treinar-se para esperar um momento antes de abrir um frasco de medicamento, a fim de prestar atenção a quaisquer odores do ambiente. Também é importante que o paciente não esteja usando qualquer perfume no mo¬mento da administração.
A melhor hora para se tomar um medicamento é de manhã, antes do