Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 338

aparecer o Sulphur ou outro policresto na imagem do sintoma, este deve ser dado, mas, por experiência própria, os casos profundos, termi¬nais, exigem medicamentos menores, que os homeopatas iniciantes provavelmente não conhecem. Por essa razão, e por causa das dificuldades legais que podem ocorrer, os homeopatas com pouca experiência seriam prudentes se evitassem esses casos.
Ao tentar aliviar um caso terminal, dever-se-ia ficar contente por acatar os sofrimentos relativamente menores. Freqüentemente, é impossível produzir um estado comple¬tamente livre de dor, embora o sofrimento intenso possa ser aliviado. Se o homeopata tentar atingir o paliativo per¬feito com muito empenho, estará correndo o risco de pro¬vocar, com sua prescrição, uma recaída; e essa recaída po¬derá tornar-se tão intensa quanto teria sido se a doença não fosse tratada.
Diz-se com freqüência, nos círculos homeopáticos, que dar remédios paliativos nos casos terminais pode abreviar piedosamente os últimos dias do paciente. Esse ponto de vista precisa de maior investigação. Na minha experiência pessoal, não observei esse efeito. Como exemplo, posso lem¬brar, no meu primeiro ano de prática, de uma mulher com câncer no seio; o tumor havia se disseminado por metás-tase até a espinha lombo-sacral, os ossos da pélvis e as costelas. Ela sentia tantas dores que gritava o dia todo, e ninguém tinha esperanças de que ela vivesse mais do que alguns dias. Os médicos se recusavam a hospitalizá-Ia por não haver nenhum propósito nisso; foi-lhe dada permissão para que morresse em casa. A família me chamou para o tratamento. Expliquei que, pela experiência até aquele momento, os medicamentos poderiam produzir um alívio à dor, mas, em contrápartida, poderiam abreviar os dias res¬tantes. Concordou-se com isso e o tratamento homeopático teve início. Para minha surpresa, os medicamentos não só tiveram sucesso em aliviar o sofrimento mais intenso, como a paciente viveu por mais um ano e meio! Ela continuou fraca e teve que restringir suas atividades a ver